A arte na educação proporciona a melhor abertura para que as crianças desenvolvam o núcleo mais profundo e autêntico da sua personalidade. Isto, porque a forma como cada criança se expressa é única e cada criança inventa formas únicas de construir símbolos, a um ritmo e de uma maneira que só a ela faz sentido.
As suas representações são um reflexo dos seus interesses e preocupações específicos. Com este espaço, para o desenvolvimento da subjetividade de cada um, as crianças aprendem mais facilmente a relacionar-se com os outros desde uma atitude mais compreensiva e tolerante.
Através da expressão artística, a criança não só desenvolve a imaginação e a sensibilidade como também aprende a conhecer-se e a conhecer os outros, aceitando e respeitando o “autêntico” de cada um e a forma pessoal como cada um se expressa de acordo com as suas ideias, sentimentos e desejos.
“É necessário não “ensinar”, mas “fazer” educação artística. É necessário partir das necessidades da criança e não de um sistema de ensino. As técnicas criadoras e sobretudo a pintura livre têm virtudes educativas. É necessário fazer educação pela arte. Mas não se enganem, não se trata de utilizar a arte para iniciação artística. A arte não entra na criança, sai dela.”
Arno Stern s/d