Imaginemos um lugar onde podemos desenhar o que sentimos, onde podemos criar fantasia, partilhá-la, brincar, criar livremente, dar cor aos nossos sentimentos e emoções. Um lugar onde podemos fazer reais os sonhos…

Incluir um ATELIER de expressão plástica no curriculum da escola, tendo em conta um contexto cultural que considera as linguagens expressivas tão essenciais como as disciplinas académicas, pode enriquecer a aprendizagem e tornar o processo educativo mais completo e abrangente.

A arte na educação proporciona a melhor abertura para que as crianças desenvolvam o núcleo mais profundo e autêntico da sua personalidade. Isto, porque a forma como cada criança se expressa é única e cada criança inventa formas únicas de construir símbolos, a um ritmo e de uma maneira que só a ela faz sentido.

As suas representações são um reflexo dos seus interesses e preocupações específicos. Com este espaço, para o desenvolvimento da subjetividade de cada um, as crianças aprendem mais facilmente a relacionar-se com os outros desde uma atitude mais compreensiva e tolerante.

Através da expressão artística, a criança não só desenvolve a imaginação e a sensibilidade como também aprende a conhecer-se e a conhecer os outros, aceitando e respeitando o “autêntico” de cada um e a forma pessoal como cada um se expressa de acordo com as suas ideias, sentimentos e desejos.

“É necessário não “ensinar”, mas “fazer” educação artística. É necessário partir das necessidades da criança e não de um sistema de ensino. As técnicas criadoras e sobretudo a pintura livre têm virtudes educativas. É necessário fazer educação pela arte. Mas não se enganem, não se trata de utilizar a arte para iniciação artística. A arte não entra na criança, sai dela.”

Arno Stern s/d