Em educação, a literatura revela-se como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da criança, quer pela prática da leitura como também pelo lado do imaginário que a história tem para oferecer.

Para que o gosto pela leitura se faça sentir, torna-se, então, relevante haver uma partilha entre o adulto e a criança, bem como, entre o grupo de crianças. Esta troca de saberes e formas de ser no contexto escolar é fundamental se pensarmos nas crianças enquanto atores da sua própria educação.

Para que a escola venha a contribuir na formação de indivíduos ativos é importante promover situações de aprendizagem variadas que resultem num envolvimento mais dinâmico, prazeroso e significativo. É aqui que a biblioteca traz o seu contributo, enquanto espaço promotor e construtor de cultura.

Assim, a partir duma brincadeira e de um “faz-de-conta”, aborda-se assuntos mais sérios; a partir da imaginação, a criatividade trabalha emoções e competências inerentes ao crescimento intelectual, emocional e social da criança. Logo, tal como Joana Cavalcanti (2002) afirma, “lendo, nos tornamos mais humanos e mais sensíveis.”