Creche

Ao nível da Educação da Primeira Infância, a creche é a fase de excelência em termos de ancoragem de todo o processo educativo. Como tal, é necessário conferir a este período (dos 0 aos 3 anos) a importância e o relevo que possui.

Nesse sentido, aproximámo-nos da abordagem High/Scope (Post e Hohmann, 2003) que valoriza a aprendizagem ativa; as interações facilitadoras e calorosas entre adulto-criança; um ambiente físico orientado para as necessidades das crianças; rotinas adaptadas às crianças e observações que orientam o processo educativo.

“No programa High/Scope para bebés e crianças pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens fluem da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança com os que lhe prestam cuidados” (Post e Hohmann, 2003).

“A creche, numa fusão constante de cuidados e educação, pode promover experiências valiosas na vida das crianças, das suas famílias e dos profissionais que aí trabalham, desenvolvendo e facilitando a aprendizagem da criança através das interacções com o mundo físico e social”

(Portugal, 2000)